No que toca a comprar, há técnicas infalíveis e discretas. Já pensaste que a forma como as coisas estão dispostas no supermercado influenciam-te na hora de encher o carrinho?

Imagina o supermercado onde costumas fazer as tuas compras semanais. O que vês logo à entrada? A resposta mais provável será: flores. E porquê?

Não é apenas coincidência. Há uma decisão estratégica por detrás da colocação dessas flores.

"É muito, muito simples", explica Paco Underhill, fundador e CEO da empresa de consultoria e pesquisa comportamental Envirosell à CNN. "Ao despertares o olfato e as glândulas salivares dos clientes, eles tornam-se muito menos disciplinados."



Resumindo: as flores despertam os sentidos, preparando-te para gastares dinheiro. À medida que te aproximas das flores, o teu nariz vai captando o seu aroma e diz ao teu cérebro "este lugar tem coisas boas".


Ashwani Monga, professor de marketing da Rutgers Business School, diz ainda à CNN que, ao aperceberes-te do cheiro e da frescura das flores, associas à qualidade dos produtos, neste caso, do supermercado.

"Logisticamente, o cliente vai pensar ‘se este supermercado consegue gerir flores frescas e vendê-las, vai também conseguir fazê-lo com a comida’."

Agora, depois de leres este artigo, dificilmente te vais deixar influenciar numa próxima ida ao supermercado.