Se já te aconteceu, sabes qual é a sensação de receber uma multa em casa. Neste caso, por excesso de velocidade. É logo meio caminho andado para o dia, semana ou até o mês te correr mal.


Porém, trazemos-te uma boa notícia. As multas por excesso de velocidade podem ter os dias contados. E, não, a mudança não passa pela ausência de radares nas estradas.

Segundo o Observador, a partir desta quarta-feira, 6 de julho, a legislação europeia vai obrigar todos os veículos novos a estarem equipados com Intelligent Speed Assistance (ISA). Quer isto dizer que os veículos ficam, então, impossibilitados de ultrapassar os limites de velocidade.



Como? Através de GPS e de uma câmara que interpreta os sinais, o ISA identifica a velocidade máxima permitida em cada local e calcula a velocidade exata a que o veículo se desloca. Sempre que o limite é ultrapassado, este sistema restringe o rendimento do motor de forma a respeitar a velocidade máxima.


O sistema apenas permite que a velocidade seja momentaneamente excedida para fazer alguma manobra ou ultrapassagem.

Com isto, não só se pretende acabar com as multas por excesso de velocidade como reduzir os acidentes e as mortes causadas por estes.