Agonizante, dura e inimaginável para muitos, mas, para tantos outros, é a triste realidade. Um grupo de migrantes estava a bordo de um barco, que atravessava o mar Mediterrâneo, quando este afundou ao largo da costa da Líbia.


Infelizmente, 30 pessoas não sobreviveram ao naufrágio. Felizmente, outras conseguiram salvar-se e entre elas estava um bebé de apenas quatro meses.


Entre os sobreviventes do desastre, que aconteceu na noite de 27 de junho, conta a CNN Portugal, estava um jovem de 17 anos, que ouviu o choro do bebé. Após ter dito que "era um bom nadador" e que ali estava "para salvar pessoas", de acordo com os Médicos Sem Fronteiras, o jovem fez aquilo que foi preciso para salvar a vida da criança.


O adolescente nadou, segurou o bebé, lutou para que ele ficasse fora de água e agarrou-o enquanto o navio Geo Barents dos Médicos Sem Fronteiras chegava, de acordo com o jornal britânico The Guardian.


Tornou-se assim o "herói do Mediterrâneo", tal como está agora a ser apelidado, e a atitude que fez para salvar a vida de um bebé está a correr o mundo. Um fotojornalista francês, Michael Bunel, que estava com a equipa de resgate, filmou o momento do salvamento e classificou "a situação como realmente catastrófica", no jornal francês Brut.


As imagens foram, entretanto, parar ao Twitter e tornaram-se virais. Muitos aplaudiram a bravura e a coragem do jovem de 17 anos que pôs também a sua vida em risco para salvar a de um bebé de quatro meses.



Após o salvamento feito pelo adolescente, a equipa dos Médicos Sem Fronteiras retirou o bebé da água, que já não respirava. Rapidamente, foram feitas manobras de reanimação e, felizmente, a criança sobreviveu. Entretanto, o bebé e a mãe foram encaminhados para um hospital, em Malta.


Os Médicos Sem Fronteiras conseguiram ainda salvar a vida de 71 pessoas, que foram resgatadas pelo navio Geo Barents.