Uma coisa é certa: passamos grande parte da vida a trabalhar. Mas sabes quantos anos exatamente?


Os números de 2021 mostram que, em média, um português trabalha durante 37,6 anos, o que coloca Portugal em 10.º na lista dos países da União Europeia onde as pessoas com idade ativa passam mais anos a trabalhar.

A média europeia é mais animadora – 36 anos – do que a dos portugueses.

Já os homens em Portugal trabalham mais dois anos do que as mulheres: média de 38,6 anos no sexo masculino e de 36,6 anos no sexo feminino, segundo os dados da Eurostat. Já a média europeia também apresenta resultados mais positivos do que a dos portugueses. Os homens europeus trabalham em média 38,2 anos e as mulheres europeias 33,7 anos, o que está muito longe da realidade das mulheres em Portugal.



Apesar de estes serem dados pouco animadores, sobretudo se ainda te faltam muitos anos até à reforma, não desesperes. A Islândia é o país na Europa onde se trabalha mais tempo (44,6 anos), seguido de Países Baixos (42,5 anos) e Suécia (42,3 anos).


Porém, a realidade é mais animadora para quem vive na Roménia, onde se trabalha menos tempo, com uma média de 31,3 anos, seguida por Itália e Grécia.