Discussões e outras situações de conflito são tão necessárias quanto angustiantes numa relação. Se controladas, ajudam a criar limites e a chegar a decisões importantes, mas também trazem stress e podem tirar algumas horas de sono.


E sabias que para além de causarem os seus danos a nível psicológico, também contribuem para o aumento de peso? Um estudo feito na Universidade de Ohio revela que as discussões entre casais podem afetar o metabolismo – especialmente para quem já sofreu de depressão.

Os investigadores observaram 43 casais saudáveis, entre os 24 e os 62 anos, que fizeram comer refeições muito calóricas, e a quem depois pediram para discutir e resolver alguns assuntos conflituosos, como dinheiro, comunicação ou os sogros.

Depois das refeições, durante 20 minutos de cada hora pelas sete horas seguintes, os investigadores mediam quantas calorias queimavam os participantes do estudo.



Os resultados mostraram que os participantes que tinham casamentos mais conflituosos gastavam menos calorias, tinham níveis superiores de insulina no sangue e também picos muito mais altos nos valores de triglicerídeos. Por sua vez, estes fatores potenciavam o aparecimento de doenças como diabetes, doenças cardíacas e obesidade.


A verdade é que ninguém está livre de passar por uma situação destas, por isso o melhor é trabalhares a tua relação. O psicólogo e líder do estudo, Kiecolt-Glaser, refere que mesmo as pessoas que têm uma alimentaçao saudável também podem sofrer as consequências de uma relação hostil.