Os céus desta segunda e terça-feira ameaçavam dias quentes, abafados, nublados e sufocantes.


O calor abrasador e tórrido tinha chegado, depois de vários avisos de que viria aí uma onda de calor. Rapidamente, soaram os alarmes e os alertas de incêndio e, infelizmente, não demorou muito tempo até as chamas se levantarem perante matas e florestas e lavrarem o que por lá havia.


Em Leiria, na freguesia da Caranguejeira, deflagrou, esta terça-feira, um incêndio que, rapidamente, se estendeu à freguesia vizinha da Boa Vista, onde ameaçou casas, habitantes e animais. Enquanto as chamas lavravam terrenos e não só, surgiu uma das imagens mais marcantes do dia.


No meio do desespero, da aflição e da emoção, um homem conseguiu salvar uma ovelha e transportou-a às costas até conseguir estar longe das chamas.


Este salvamento ficou eternizado numa fotografia, captada pelo fotojornalista da Lusa, Paulo Cunha. A imagem, partilhada nas redes sociais, já se tornou viral, com muitos comentários de portugueses a enaltecer a atitude deste homem que não deixou para trás a ovelha.



Infelizmente, o fogo continua a ameçar habitações e não é só em Leiria... Neste momento, existem cerca de 11 incêndios ativos, 10 em fase de resolução e 31 em conclusão, de acordo com a Proteção Civil, espalhados pelo país.


Atualmente, Portugal continental está em situação de contigência, devido ao intenso calor que se tem feito sentir e que pode ultrapassar os 40ºC em algumas regiões, e vai permanecer assim até sexta-feira.