Rita Pereira decidiu mudar de visual e acabou por gerar muita polémica. A mudança de cabelo foi suficiente para que fosse alvo de duras críticas e acusações de apropriação cultural.


A atriz surgiu com tranças no cabelo e a dançar ao som da música “Filha da Tuga”, de Irma, que fala sobre o racismo em Portugal. A atitude de Rita Pereira não agradou a muitos seguidores que fizeram questão de a alertar na caixa de comentários do Instagram.

“Essa descrição da música não faz sentido nenhum. Tu não és preta para os brancos, vocês nunca vão ser pretos, nunca, e nunca vão saber o que é ser preta principalmente aqui em Portugal. Pelo facto de gostares da nossa cultura e de ela fazer parte dos teus laços, não és preta e nem vais ser”, escreveu uma das seguidoras.



Rita Pereira não se deixou ficar e respondeu diretamente: “Mas quem disse que sou preta para os brancos?! Estou a cantar, não estou a dizer que eu sou a letra desta música. Não sou preta, eu sei, nunca o serei, eu sei, mas admiro a cultura, vivo a cultura desde que nasci, defendo e respeito. Não entendo realmente este ataque, mas sinto-me tranquila com as minhas atitudes e se um dia errar tenho muitos amigos e família pretos para me dizerem obrigada".


(Imagens: Instagram)