"PARA A MESA!"

Quem nunca ouviu esta mítica frase em casa dos pais? Era como que um alerta para reunir a família toda à mesa, música para os nossos ouvidos, e uma coisa era certa: era preciso ser rápido a responder a esta ordem, sob pena de ficar com a pior parte da comida.

No entanto, parece que esta é uma frase que já se vai deixando de ouvir em casa. Agora, optou-se por uma maneira muito mais simples e silenciosa: via telemóvel. Como ter a atenção das pessoas é cada vez mais um privilégio, e a probabilidade de não seres ouvido é grande também, nada como enviar uma mensagem para o telemóvel. Assim, terás a certeza de que a tua mensagem será vista.


59% dos pais (quase seis em cada dez) admitem preferir escrever e enviar regularmente mensagens aos descendentes, pedindo-lhes que venham jantar, do que os chamarem oralmente, segundo um estudo sobre uso de telemóveis por parte de crianças e adolescentes, feito pela empresa de wi-fi norte-americana Cricket Wireless. Para chegar a estas conclusões - sim, há mais - foram entrevistados 2 mil pais.



Eis as conclusões:

- Dez anos são a idade média em que uma criança recebe o seu primeiro telemóvel;

- 66% dos pais admitem que colocam controlos parentais em todos os dispositivos;

- 55% dos pais dizem que decidiram dar aos filhos um telemóvel para usar em emergências, para ajudá-los a adquirir habilidades tecnológicas para o trabalho futuro (47%) e porque mostraram maturidade para possuir um (46%).