Em fevereiro de 2020, em pleno jogo entre o Vitória de Guimarães e o FC Porto, o jogador Moussa Marega abandonou o campo após sofrer insultos racistas. O caso fez correr tinta, foi amplamente partilhado nas redes sociais e agora é retratado no manual de Filosofia do 10.º ano.

A Porto Editora decidiu usar este episódio como caso de estudo por ser um "bom e pertinente" exemplo, tal como refere em comunicado, citado pela TSF, e para "levar os alunos à reflexão crítica".

Porém, a forma como retrataram o caso está a gerar polémica. Isto porque é feita referência direta ao Vitória de Guimarães e aos seus adeptos como os autores dos insultos racistas.

O clube vitoriano não gostou e frisou num comunicado no Facebook: "O Vitória Sport Clube foi absolvido de todos as acusações referentes a este caso".



O Vitória de Guimarães exigiu assim a retirada das referências ao clube e aos adeptos.

A Porto Editora acabou por pedir desculpa e vai retirar o nome do clube. Os novos manuais de Filosofia ainda não foram impressos e, agora, vão passar a fazer referência apenas aos espectadores de futebol no geral, sem mencionar os adeptos do Vitória de Guimarães.