A cumplicidade de Lídia Muñoz com a avó, Eunice Muñoz, era mais do que visível. Ambas partilhavam o amor pelo teatro e chegaram até a fazer uma digressão pelo país, com a peça "A Margem do Tempo". Tinham uma relação ternurenta e um amor, como a própria diz numa homenagem que fez a avó no Instagram, "inexplicável".


No dia 15 de abril deste ano, o país despediu-se de Eunice Muñoz. "Perdi a minha mãe, melhor amiga, avó, confidente, companheira, alma gémea, o meu abrigo e uma das maiores partes de mim", escreveu na altura no Instagram. Desde então ficou a saudade de um país e de uma neta, que tem usado as mensagens de voz que a avó lhe deixou para atenuar a dor.


Mas, esta semana, Lídia Muñoz sofreu um episódio que a levou a pedir ajuda no Instagram. A atriz perdeu o seu telemóvel, que tinhas essas mesmas mensagens, num centro comercial, em Lisboa, e pede a quem o encontrar que o devolva.

Mais do que um objeto material, o telemóvel representa, neste momento, para Lídia Muñoz, uma forma de estar mais perto da avó e de poder ouvir a sua voz.