O alerta para o incêndio na Serra da Estrela foi dado no dia 6 de agosto. O incêndio já esteve dominado, mas, entretanto, surgiram novos focos e reacendimentos.


A verdade é que o fogo ainda não deu tréguas e está a destruir terrenos, casas e a vida de muitos portugueses que vivem na região. Até ao momento, o incêndio já atingiu os concelhos da Covilhã, Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, "queimando um total superior a 14 mil hectares", de acordo com o Diário de Notícias.


No terreno, estão mais de 1100 bombeiros a combater as chamas e a lutar contra um fogo descontrolado.


É impossível ficar indiferente ao desespero e à angústica que os habitantes estão a viver e ainda ao sofrimento de muitos animais, que desapareceram ou morreram entre as chamas.


Entre tantos portugueses que se mostram revoltados, está o ator Tiago Aldeia, que fez um longo desabafo no Instagram, onde manifestou a sua indignação perante este incêndio.


O ator começou por escrever que a área que o incêndio na Serra da Estrela já queimou é equivalente a "toda a área de Lisboa e Oeiras juntas e é muito mais do que toda a área do Porto e Matosinhos e ainda é mais do que se ardesse todo o Parque Natural da Serra de Sintra e o Parque Natural da Serra da Arrábida". Para Tiago Aldeia, "é uma catástrofe o que está a acontecer na Serra da Estela" e é "incalculável o impacto que isto tem nos animais, nas plantas, na vida daquelas pessoas".


Recuando no tempo e até ao incêndio de Pedrógrão Grande, que matou 66 pessoas, em 2017, Tiago Aldeia questionou "como pode o país ser incapaz de parar um fogo, seis dias depois? O que falhou? O que está a falhar?"


Sem papas na língua, o ator criticou ainda o Governo, dizendo que o organismo "diz que não estão reunidos os pressupostos para ativar o mecanismo europeu de proteção civil. Quais serão? Arder a serra inteira? A inoperância persiste, é uma vergonha!"


Por fim, Tiago Aldeia enalteceu os bombeiros e o trabalho que prestam, mas, no entanto, disse ainda que os meios que temos "não são suficientes e deixar arder não é solução".



(Imagens: Instagram)