Com 12 metros de altura e 25 metros de comprimento: este poderá ser o maior fóssil de um dinossauro saurópode da Europa. E foi encontrado num quintal em Pombal.


Tudo começou em 2012, quando o dono do quintal, antes de realizar obras, encontrou vários fragmentos ósseos. As escavações tiveram início em 2017, mas só agora, entre os dias 1 e 10 de agosto de 2022, é que foi retirado aquele que poderá ser “um dos maiores indivíduos de saurópodes até hoje descobertos no Jurássico Superior europeu”, avança um comunicado divulgado pela ULisboa.


A escavação contou com a ajuda de paleontólogos portugueses e espanhóis que encontraram restos fósseis muito bem preservados e que incluem até a posição anatómica original que o animal teria em vida.



O feito teve destaque no jornal britânico "Daily Mail", que falou com uma das investigadoras que revela que "este modo de preservação é incomum no registo fóssil de dinossauros, em particular saurópodes".


"Ao cuidar do jardim, a maioria das pessoas não espera encontrar algo maior do que uma erva daninha. No entanto, um homem, em Portugal, conseguiu um pouco mais do que esperava, quando fazia escavações na sua propriedade. Encontrou um enorme conjunto de ossos fossilizados de um dinossauro", lê-se no jornal.


Os dinossauros saurópodes são um grupo de dinossauros herbívoros e quadrúpedes, caracterizados por pescoços e caudas compridas.