Em cada verão, a história repete-se. Todos os dias - ou quase todos - vemos parte do nosso território, de norte a sul, a arder. Casas perdidas, famílias desoladas e bombeiros a darem o máximo de si para evitar desfechos piores.


Este ano não foi exceção e as condições meteorológicas têm agravado a situação. Todo o território continental português encontra-se em situação de seca extrema ou severa e só este ano já arderam mais de 100 mil hectares, segundo dados do ICNF, citados pelo "Observador".


A realidade que Portugal está a enfrentar não é indiferente a Leonardo DiCaprio, que escreveu uma publicação no Instagram onde fala sobre o esforço dos jovens portugueses para combater este drama vivido todos os verões. "Jovens em Portugal estão a lutar contra governos europeus para proteger os seus territórios e sustentos, que têm sido destruídos por condições metereológicas extremas, como na imagem acima, de Pedrógão Grande, cujas florestas ficaram destruidas em 2017, devido aos incêndios florestais", escreveu.



"No seu litígio climático, financiado por crowdfunding, estes jovens ativistas argumentam que a crise climática interfere com o seu direito à vida, ao respeito, e mesmo com o seu direito a não serem discriminados", escreve. Leonardo DiCaprio enaltece ainda o esforço e luta dos jovens portugueses que querem "obrigar legalmente os governos a aumentar os cortes de emissões a nível local e internacional".