O outono já está a dar lugar ao inverno. O que significa que a conta da eletricidade pode sofrer uma grande alteração, já que há noites que são impossíveis de passar sem o aquecedor ligado.


No último ano, o preço da eletricidade aumentou de forma abrupta e isso é um tema que tem preocupado os portugueses. Sobretudo porque caminhamos para uma estação onde os dias são menores e mais frios e em que a eletricidade é um dos nossos maiores consumos.


Como no poupar é que está o ganho e como vale mais prevenir do que remediar, estas são algumas dicas infalíveis que te vão ajudar a poupar eletricidade e a não teres surpresas desagradáveis no final do mês.


1. Usa um temporizador nas tomadas

Compra um temporizador para as tomadas e define a hora em que as mesmas devem ficar desligadas. Assim, evitas que alguns dos aparelhos fiquem em standby e gastar energia. Por exemplo, programa o temporizador da tomada da tua televisão para se desligar durante o teu horário de trabalho.


2. Coloca um espelho junto a uma janela

Esta é uma dica para aproveitar da melhor forma a luz natural. Coloca o espelho de forma a refletir a luz solar pela divisão da casa. Assim, não precisas de acender a luz enquanto ainda está de dia.


3. Enche o teu congelador

Ter o congelador vazio significa que há mais espaço para o calor "preencher". Assim, nesse caso, sempre que abres a porta do congelador este terá de dispensar mais energia para compensar o calor que entra. O melhor é encheres garrafas com água e colocá-las no congelador para preencher o espaço vazio e não haver desperdício de energia sempre que abres a porta para ir buscar um gelado.


4. O forno pode ser o teu maior aliado

O forno consome mais energia, mas há formas mais económicas de o usar. Por exemplo, não pré-aqueças o forno, usa-o só para cozinhar grandes quantidades de comida e, sempre que o usares, desliga-o sete minutos antes da hora prevista, pois o calor gerado mantém-se durante esse período. E no meio disto tudo, ainda estás a contribuir para o aquecimento da tua casa sem recorrer a aquecedores que também gastam eletricidade.



5. Opta pelos abat-jours transparentes

Os abat-jours opacos exigem lâmpadas mais potentes para se ter uma luz boa. Por isso, opta pelos abat-jours transparentes para teres facilmente uma boa iluminação.


6. Não deixar o telemóvel a carregar durante a noite

Este é um hábito comum e que gasta muita eletricidade. Por norma, um telemóvel não demora mais do que uma hora a carregar e deixá-lo a noite inteira ligado à tomada é só um desperdício de energia.


7. Troca as lâmpadas lá de casa

Se ainda não tens lâmpadas economizadoras em casa, está na hora de fazer a mudança. Podem ser mais caras, mas consomem menos eletricidade e duram mais.