Quem desconhecia Diogo Ribeiro ficou a conhecer o nadador português, após a conquista de três medalhas de ouro, nos 50 livres, nos 50 e 100 mariposa, e um recorde alcançado no Mundial de Juniores de Natação.


Foi durante este fim de semana que Diogo Ribeiro escreveu o seu nome na história da natação portuguesa.


O jovem de apenas 17 anos arrecadou três títulos mundiais júnior e bateu o recorde mundial júnior na categoria de mariposa com o tempo de 22,96 segundos, um feito que aconteceu em Lima, no Peru.



Perante a conquista de três medalhas, Diogo Ribeiro recebeu as felicitações do Presidente da República e do primeiro-ministro, António Costa, e também a de muitos portugueses que ficaram felizes com os seus feitos.


Foi com cerca de 8 anos que Diogo Ribeiro foi inscrito pela mãe na natação, pouco tempo depois de o atleta ter perdido o pai. O objetivo principal seria para ajudar o jovem na sua concentração, mas a ambição de Diogo Ribeiro foi crescendo e nunca mais parou.


Se tudo isto é realmente impressionante com apenas 17 anos torna-se ainda mais quando se sabe que Diogo Ribeiro esteve, há cerca de um ano, numa cama do hospital. Quem o conta é o Jornal de Notícas, que escreve que o atleta sofreu um grave acidente de mota, após ter conquistado a medalha de prata no Campeonato Europeu Júnior de Natação nos 100 metros mariposa, em julho do ano passado.


O acidente levou Diogo Ribeiro a ficar "internado com hematomas, queimaduras nas pernas, uma lesão no peito e um pé fraturado". Chegou a perder um dedo, mas este foi reconstruído.


Uma carreira que, inicialmente, começou conturbada, mas o jovem atleta foi mais forte e resiliente. Um ano depois, Diogo Ribeiro está, provavelmente, a viver a melhor fase da sua vida!


(Imagens: Reprodução de vídeo)