A Europa está a preparar-se para fazer frente à subida dos preços que aí vem, sobretudo numa altura crítica - o inverno - onde gastos como eletricidade se intensificam para fazer frente ao frio.

Primeiro, foram anunciadas as medidas impostas por uma empresa britânica para ajudar os trabalhadores a enfrentar a inflação - a maior dos últimos 40 anos no Reino Unido - e agora é a vez da Alemanha.



Nos últimos três meses, o governo alemão atribuiu descontos nos transportes públicos - passes para os transportes públicos de todo o país custavam apenas nove euros - e reduziu o imposto energético sobre o combustível. O mês de setembro levou a que estas duas medidas terminassem, mas o governo alemão implementou outra que irá beneficiar igualmente os alemães. Todos os trabalhadores, mesmo os que trabalham a tempo parcial, vão poder contar com um bónus de 300 euros no ordenado - sujeito a impostos - para conseguirem suportar o aumento dos preços, sobretudo da energia.


O tempo que esta medida irá demorar ainda não é claro. Em conferência de imprensa, citada pela agência Lusa, Christian Lindner sublinhou que são necessários pelo menos 18 meses para reunir todos os dados.