Assim que se põe um pé dentro de um festival, sabe-se que, à saída, a confusão vai ser imensa... Os concertos terminam e sem nenhuma animação nos recintos o público dirige-se, rapidamente, para a saída para tentar evitar o trânsito. Por vezes, há quem consiga escapar-se antes do último concerto e, por outras, há quem prefira aproveitar até ao fim, mesmo que isso signifique demorar mais alguns minutos a sair.


No caso do festival norte-americano Burning Man, não foram uns simples minutos, mas sim umas 8 longas horas. Sim, leste bem!


Cerca de 80 mil pessoas acorreram ao deserto do Nevada, nos Estados Unidos, para, durante, nove dias, viverem intensamente o festival. A espera era muita, já que o festival não aconteceu nos anos anteriores, como tantos outros, devido à pandemia de Covid-19.


A edição do Burning Man terminou esta segunda-feira, dia 5 de setembro, e, à saída, formaram-se enormes filas de trânsito. As imagens que circulam nas redes sociais mostram várias faixas de carros e longas filas, onde os festivaleiros chegaram a estar 8 horas até conseguirem sair do recinto.


A imagem principal que tem sido partilhada está a ser muito comparada à estética do filme "Mad Max", de George Miller, e já se tornou viral.



Além das 8 horas, alguns festivaleiros chegaram mesmo a esperar 12 horas para saírem do evento e houve um deles que se queixou, de acordo com o site New York Post, que saiu "às 20h38, a estimativa era de 6 horas, mas metade do nosso grupo levou 10 horas e a outra metade do nosso grupo levou 12 horas para chegar ao portão". O mesmo festivaleiro sugeriu que houvesse "alguma melhoria no sistema de saída, nas estimativas e comunicação".


No sábado, o recinto do festival foi antigido por uma tempestade de areia que pode ter contribuido para todos os constrangimentos que se fizeram sentir. A par deles, o facto de o recinto estar muito cheio também fez com que todos os carros se acumulassem à saída.