Um português estava a fazer a sua habitual corrida, na passada terça-feira, quando foi intercetado por um amigo com o qual ficou à conversa. Longe estava de imaginar que, dali a uns minutos, salvaria a vida de uma mulher, mas foi mesmo isso que aconteceu...


A meio da conversa que António Faria estava a ter com um amigo, ouviram-se gritos, buzinas de carros e movimentações junto à Ponte Medieval, em Barcelinhos, no concelho de Barcelos.


Assim que olhou para o rio e viu um corpo de uma mulher, António Faria não hesitou. Largou a sua mochila, correu para o rio e atirou-se à água para salvar uma vida.


Tratava-se de uma mulher, de 62 anos, que, graças ao ato heroico de António Faria, sobreviveu.


A história foi contada pelo próprio ao jornal O Minho, a quem afirmou que se atirou ao rio e foi buscar "a senhora, que ainda estava a boiar mas já estava numa fase prestes a afundar".


O homem conseguiu chegar perto dela, tocou-lhe e, segundo o próprio, "ela deu um ‘ai’, e eu disse assim: ‘Pronto, está viva, não é desta vez que vai morrer'".


De seguida, António Faria retirou-a da água com "a ajuda de um grupo de homens" e a mulher recuperou "uma certa consciência".


Entretanto, chegaram os bombeiros da região e uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER), que transportaram a mulher para o Hospital de Barcelos, que, de acordo com o jornal O Minho, está "livre de perigo".



Ainda em declarações ao mesmo jornal, António Faria contou que ficou "arrepiado" por "salvar" uma vida e explicou que "temos que ser mais humanistas e Humanidade é coisa que não me falta a mim e a muita gente".


Para António Faria, "qualquer jovem da minha idade ou mais novo, noutros tempos, faria o que eu fiz. Não deixavam aquela senhora morrer. Os barcelinenses têm no seu espírito e na sua alma que ninguém que esteja ao seu alcance morre no rio. Somos isso e sempre fomos”.


Felizmente, houve um final feliz para esta história graças ao ato heroico deste homem!