Será que a semana de quatro dias de trabalho chega em janeiro de 2023?

A SEMANA DE QUATRO DIAS DE TRABALHO PODE VIR MESMO A SER UMA REALIDADE EM PORTUGAL

Madalena Costa


Esta é a questão que se impõe! Há alguns meses que se fala na possibilidade de empresas portuguesas implementarem a semana de quatro dias de trabalho.


Em alguns países, como é o caso da Islândia, esta experiência foi colocada em prática e o resultado não podia ter sido melhor. Os trabalhadores sentiram-se mais felizes e produtivos de 2015 a 2019, os anos em que se testou este novo modelo de trabalho.


A ideia está a espalhar-se para outros países, como Espanha e Japão, e está prestes a chegar também a Portugal.


Em maio deste ano, a proposta da semana de quatro dias de trabalho foi lançada na Assembleia da República e os deputados aceitaram estudar esta proposta e criar um projeto piloto.


Neste momento, já são conhecidos mais pormenores e está mesmo em cima da mesa a possibilidade de a semana de quatro dias chegar em 2023.


Quem o afirma é o jornal Público, que revela que a informação foi avançada pelo secretário de Estado do Emprego, Miguel Fontes. O mesmo jornal, citado pelo portal Executive Digest, do Sapo, afirma que o Governo "vai apresentar o desenho do projeto-piloto para implementar a semana de quatro dias em Portugal".



O secretário de Estado do Emprego avançou ainda com a possibilidade de as empresas aderirem ainda este ano para que o projeto avance o mais cedo possível em 2023.


Tudo indica que Pedro Gomes, professor da Universidade de Londres e autor do livro “Sexta-feira é o novo sábado”, vai ser o coordenador do projeto e explicou, em declarações ao Público, que este vai ser "voluntário e reversível" e realçou que "a redução horária não terá qualquer influência na remuneração dos participantes". O coordenador do projeto vai apoiar, "principalmente, ao nível técnico para ajudar as empresas a fazer a transição de cinco para quatro dias de trabalho".


Neste momento, a forma como as empresas podem aderir a este projeto ainda não está definida, mas o próximo passo "passa pela avaliação dos efeitos da semana de quatro dias nos trabalhadores."


Parece que já esteve bem mais longe a implementação deste novo modelo de trabalho!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Após desmentido da TVI sobre p...Após desmentido da TVI sobre proposta de 1 milhão de euros, Fernando Rocha contra-atacaA POLÉMICA ESTÁ INSTALADA ENTRE A TVI E FERNANDO ROCHA E NO CENTRO ESTÁ UMA ALEGADA PROPOSTA DE 1 MILHÃO DE EUROSmaisFamília canadiana viaja pelo m...Família canadiana viaja pelo mundo antes que 3 dos 4 filhos percam a visão“MEMÓRIAS VISUAIS” É O QUE OS PAIS QUEREM PROPORCIONAR AOS FILHOS QUE SOFREM DE RETINITE PIGMENTOSAmaisRei Carlos III perde a paciênc...Rei Carlos III perde a paciência ao assinar papéis: "Não suporto isto!"O MOMENTO ACONTECEU ESTA TERÇA-FEIRA E JÁ ESTÁ A DAR QUE FALAR NAS REDES SOCIAISmaisAí está um novo barulho! Vê aq...Aí está um novo barulho! Vê aqui os palpites erradosmaisRita Pereira enaltece a repres...Rita Pereira enaltece a representatividade n' "A Pequena Sereia” e faz apelo a diretores portugueses"A PEQUENA SEREIA" VAI GANHAR UMA NOVA VERSÃO EM IMAGEM REAL E ESTÁ A CRIAR UM GRANDE DEBATE ACERCA DA ATRIZ ESCOLHIDA PARA O PAPEL PRINCIPALmais“Demissão silenciosa” é a tend...“Demissão silenciosa” é a tendência do momento no trabalho, em todo o mundoCHAMA-SE “QUIET QUITTING” E ESTÁ A IMPLEMENTAR-SE NO MERCADO DE TRABALHOmaisDavid Bowie em Portugal com a ...David Bowie em Portugal com a RFM, numa sala Imax perto de ti."MOONAGE DAYDREAM" - DAVID BOWIE NUMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL, SÓ NOS CINEMAS IMAX, DE 15 A 21 DE SETEMBRO COM A RFMmaisNo Rock in Rio Brasil, a RFM d...No Rock in Rio Brasil, a RFM descobriu Axl Roses, recebeu um presente de Ivete e muito mais.RODRIGO GOMES DA RFM FOI ATÉ AO BRASIL, AO ROCK IN RIO E CONTOU TUDO NA TUA RÁDIOmaisEla cumprimentou George Cloone...Ela cumprimentou George Clooney em Londres! RFM ofereceu-lhe um "Bilhete para o Paraíso""BILHETE PARA O PARAÍSO", O FILME QUE REÚNE GEORGE CLOONEY E JULIA ROBERTS, CHEGA DIA 15. DIA 7 A RFM LEVOU VENCEDORA A LONDRES, À ESTREIA MUNDIAL.mais
Top