Com o avanço da tecnologia, quase que custa acreditar que antes os telemóveis eram assim. Sem internet, a preto e branco, robustos, com baterias duradouras e, mais importante, muito resistentes. Se estes telemóveis te vêm à memória, então sabes melhor do que ninguém do que falamos.

E o melhor de tudo é que estas relíquias, que em tempos foram a tecnologia, podem valer (muito) dinheiro. Está na hora de procurares em casa - ou em casa dos teus pais - por telemóveis como estes, porque podem valer-te uns euros extra.


Nokia 8110

Foi lançado em 1996, pela Nokia, e era conhecido por "banana phone" graças ao seu teclado que era protegido por uma capa que deslizava. No Ebay, existem anúncios com este telemóvel à venda por centenas de euros. O mais caro custa mais de 200 euros.



Nokia 7710

Chegou no início dos anos 2000, e na altura era considerado mesmo um telemóvel revolucionário. A Nokia queria que fosse o primeiro smartphone. Hoje, é considerado uma relíquia e podes encontrá-lo à venda no Ebay por mais de 300 euros.



Motorola DynaTAC

Uma verdadeira relíquia que pode mesmo chegar aos milhares de euros. O Motorola DynaTAC foi um dos primeiros telemóveis portáteis a surgir na década de 80 e era carinhosamente apelidado de "o tijolo". Há muito que deixou de ser considerado um telemóvel para passar a ser visto como uma raridade e um objeto muito procurado por colecionadores. No Ebay, existem anúncios que ascendem os 1000 euros.



Nokia 808 Pureview

Comparativamente aos modelos aqui referidos, este telemóvel ainda está longe de ser considerado um objeto antigo. Foi lançado em 2012, pela Nokia, e encontra-se nesta lista de relíquias devido à qualidade da sua câmara, que para a altura já era revolucionária.

Tinha uma câmara com um sensor de 41 megapíxeis, que captava fotografias com muita qualidade. E no Ebay, há modelos à venda por mais de 500 euros.