Apesar de tímido devido ao tempo ameno e até quente que aí vem, o outono já chegou!


Esta estação do ano vai instalar-se aos poucos e poucos e com ela chegam as temperaturas mais baixas, onde as leves brisas e, por vezes, o vento vão fazer-te ir buscar roupa mais quente ao armário, cores quentes e aconchegantes, em que predominam o encarnado e o castanho, e um especial apetite para ficar em casa a ver séries com uma taça de pipocas ao lado ou uma bebida quente.


No outono, parece que existe uma sensação diferente no ar que nos faz passear, uma vez que o tempo da praia já lá vai, e conhecer novos lugares. Tanto pode ser fora das nossas fronteiras, mas fica a saber que, no nosso país, existem lugares especiais e cativantes para aproveitares o outono, seja num fim de semana, numa escapadinha a dois ou com a família, ou ainda num simples dia de passeio.


E, de acordo com o site Wine Tourism in Portugal, existem 5 (ou mais!) lugares que são os melhores para esta estação do ano. E são eles:



1. Parque Nacional Peneda-Gêres


Se, por acaso, deres um saltinho ao norte de Portugal, faz uma paragem no Parque Nacional Peneda-Gêres. Por lá, vais encontrar vales, riachos e cascatas, cidades pitorescas que te vão tirar o fôlego.


O mesmo site aconselha uma visita à "vila ribeirinha de Ponte de Lima", que é "uma excelente base para explorar a região".



2. Sintra


Se há vila que fica bonita no outono é, entre muitas, Sintra!


Os parques e os jardins abertos ao público, as ruas ladeadas por várias árvores, que se despedem das cores da primavera e do verão, as colinas e os palácios imponentes fazem com que Sintra seja, de acordo com o mesmo site, "uma viagem obrigatória a partir de Lisboa".



3. Vale do Douro


Não é só no outono que o Vale do Douro é bonito, mas com as cores avermelhadas e acastanhadas ganha um especial toque. Escreve o site Wine Tourism in Portugal que "o Vale do Douro é uma das principais regiões vinícolas de Portugal, onde as colinas são cobertas por fileiras de vinhas em socalcos".


Se passares pelo Porto ou se fores dessa região do país, podes sempre dar um saltinho ao Vale do Douro e até ficar hospedado numa adega local, já que, por lá, se produzem bons vinhos.



4. Serra da Estrela


Apesar do enorme e devastador incêndio que consumiu a Serra da Estrela, nos últimos meses, esta é uma região que vale sempre a pena visitar!


Mesmo que, no outono, não exista neve no topo da serra, podes deixar-te envolver pelas montanhas altas, pelas formações rochosas e pelas paisagens de cortar a respiração.



5. Alentejo


O Alentejo não é só um destino de verão... E quem o diz é o site Wine Tourism in Portugal, que escreve que, devido às "planícies infinitas e aos campos de trigo alternados com vinhas, olivais e florestas de sobreiros", é fácil ficar "impressionado com as vistas deslumbrantes".


Além disso, o tempo calmo e duradouro que se faz sentir nesta região atrai cada vez mais visitantes que procuram um local para uma escapadinha.