Quem é que não gosta de ficar em casa a devorar séries de seguida? Quando o tempo fica mais frio e chuvoso, então, é mesmo bom! Debaixo de uma manta a fazer uma maratona de séries, em família, ou sozinho… sabe bem!

Só que fazer maratonas de séries (“binge watching”, em inglês) pode causar problemas na saúde, dizem os estudos.

Ficar sentado em frente a um écran, horas e horas, é um hábito que se ganha, mas talvez não seja o melhor hábito para se ter. Estar sentado com as pernas para baixo, penduradas, durante muitas horas, leva a que o sangue estagne e assim a circulação das pernas diminui, de acordo com a Forever Young.

Não são as séries que fazem mal, estar sentado e na mesma posição é que pode ser prejudicial.

Ou seja, estar sentado, durante muito tempo seguido, é um ato de sedentarismo, que deve ser evitado, se queres que a circulação das pernas decorra normalmente. De acordo com a publicação, os músculos são o "coração da perna", daí terem que ser estimulados. Porque não ver uma série em pé, para variar?



Não é só a saúde física que é prejudicada! Passar muitas horas a ver séries, segundo o Reader's Digest, tem consequências, como tornar a pessoa mais antissocial. A publicação, conta que, segundo um estudo, 56% das pessoas, que fazem constantemente maratonas, os chamados "bingers" em inglês, preferem ver sozinhas.




Estar sentado com as pernas para baixo, penduradas, não é saudável para a tua circulação, mas se te deitares, diz a mesma publicação Forever Young, ajuda no retorno do sangue ao coração, auxiliando na circulação sanguínea. E estás confortável na mesma!

Torna a tua maratona de séries mais dinâmica, em vez de estares sempre sentado, deita-te, levanta-te, faz exercício físico, enquanto a vês... Se tiveres uma bicicleta estática, pode ser uma possibilidade: vês e pedalas, ao mesmo tempo.