Sabes quando estás na bomba de gasolina, a encher o depósito do teu carro, e ouves aquele clique? É sinal de que deves parar de meter gasolina ou gasóleo. E deves mesmo parar. Por um lado, estás a perder dinheiro e, por outro, podes estar a estragar o carro.

E isto porquê?

Quando ouves um clique é sinal de que o combustível atingiu o seu limite máximo no depósito. Todos os carros têm um tubo na parte superior do depósito que transporta o combustível a mais para a parte de baixo do carro, expulsando assim o excesso, de acordo com a publicação da MAGG que cita Graham Conway, diretor-geral da empresa Select Car Leasing.

"Se ignorar o primeiro clique, vai estar a encher o depósito para além do limite, e esse combustível extra acabará por entrar no pequeno dreno por baixo da entrada e sairá para o chão"

Com isto, desperdiças dinheiro, e também estragas o carro. Por cima do depósito, existe uma reserva de ar, que deve estar desimpedida para poder haver a circulação de vapores do combustível. Se houver excesso de combustível vai dar-se um entupimento no tubo, impedindo a circulação.

Graham Conway explica "Se estiver a forçar o excesso de gasolina ou gasóleo a entrar no depósito, isto pode levar combustível para os tubos e danificar o sistema de recuperação de vapores. Depois disso, é normal que em pouco tempo comece a ver luzes de aviso no seu painel, que provavelmente o levarão à oficina, onde vai gastar dinheiro"

És daquelas pessoas que continua a encher o depósito, mesmo depois de ouvires o clique? Depois desta explicação, é melhor reveres esse teu procedimento.