É pouco comum existirem moscas no outono, mas a verdade é que este outono também não tem sido como o dos outros anos. As temperaturas quentes têm-se prolongado e, apesar de haver um ou outro dia com chuva, ainda não é desta que o calor se vai embora de vez. Esta é uma das razões para existirem, nesta altura do ano, mais moscas do que o normal, mas há mais.

O entomologista José Alberto Quartau explica à Visão que "estamos com um outono bastante favorável, o que faz com que existam mais moscas do que nos outros anos”. Começámos logo outubro com temperaturas acima dos 30 graus em várias zonas do país e a previsão é de que seja um mês mais quente do que o habitual.


Depois o excesso de lixo que se vê nas grandes cidades, sobretudo Lisboa e Porto, também agrava esta situação. “É relevante haver produto orgânico em decomposição porque é ali que as moscas põem os ovos”, revela José Alberto Quartau.


Um estudo realizado em 2019, e citado pela BBC, revela também que as moscas têm desenvolvido cada vez mais resistência aos pesticidas, o que também pode ter influência para este aumento abrupto de moscas nesta altura do ano.



Afinal, não é só impressão tua e não se passa apenas na tua zona!

Há mesmo mais moscas e um pouco por todo o país!