Quando ouvimos falar em semana de quatro dias tudo aponta para coisas boas. Mas será que na prática é possível implementar? Será que, em Portugal, é possível? Cada vez mais estamos perto de descobrir.

Já foi implementada a semana de quatro dias numa empresa em Torres Vedras, a "360 Imprimir".

A proposta foi lançada na Assembleia da República e em maio foi aprovada. Esta proposta vem no seguimento de anteriores experiências em países como a Islândia, em que o sucesso foi claro, com o aumento da produtividade dos trabalhadores.


A ideia é o projeto ser implementado, em Portugal, em 2023, com a coordenação de Pedro Gomes, professor e autor de "Sexta-feira é o novo sábado", mas a realidade é de que a empresa "360 Imprimir" já implementou este novo modelo, de acordo com a SIC Notícias.


Os funcionários trabalham mais uma hora por dia, o que faz no total trinta e seis horas de trabalho nos quatro dias. A semana não passa só a ser de quatro dias, vai ser também 100% em teletrabalho na "360 Imprimir", mudança que surgiu após a pandemia.


O projeto piloto só chegará no próximo ano, 2023. Portugal está entre os países com mais horas de trabalho e menor produtividade da Europa.


Será agora que o mercado de trabalho português vai sofrer uma enorme mudança?