Já entraste num bar, sentaste-te e não consumiste nada? Às vezes acontece, mas se fosses a este bar, na cidade de Liaño, em Espanha, serias obrigado a pagar 1,50€ só pela tua presença lá dentro. Vêm aí tempos difíceis para quem tem negócios e a decisão de cobrar esta taxa vem no seguimento da subida dos preços da eletricidade, de acordo com a Notícias ao Minuto.

O proprietário, Óscar Solano, tomou a iniciativa de cobrar aos clientes que não consumissem, de modo a compensar o aumento do preço da luz, no seu bar em Liaño.

Óscar confessou ao “En Boca de Todos”, citado pela publicação da Notícias ao Minuto: "Queremos deixar claro que somos um negócio" e explica que para além desta taxa, também vão adaptar os horários e reduzir os dias de trabalho.

A medida nada tem que ver com querer ganhar mais dinheiro, garantido pelo proprietário: "não é uma maneira de ganhar dinheiro, é uma medida para educar os nossos clientes ", "trata-se de um negócio". É uma medida que evita ter de aumentar o preço dos produtos. Em vez disso, cobra-se 1,50€ a quem não consome, pois, segundo Solano, 23% dos lugares são ocupados por pessoas que não consomem.