Quantas e quantas vezes foste a um café e te cruzaste com alguém que não cumprimenta quando entra no estabelecimento, que não pede com bons modos ou que não agradece quando recebe aquilo que pediu? Neste café, em Preston, no Reino Unido, essas pessoas têm um serviço de atendimento diferente!


No café Chaii Stop, onde se vende uma bebida de origem indiana - o chai -, donuts e sobremesas, os preços são influenciados pela forma como os clientes tratam os funcionários e fazem os seus pedidos.


E a razão é, segundo o proprietário, Usman Hussain, em declarações ao jornal The Mirror, "lembrar as pessoas da importância das boas maneiras".


Ora, se o cliente entra no espaço e pede um "desi chai" sem cumprimentar ou agradecer paga 5 libras - cerca de 5,74 euros. Se, por outro lado, pedir um "desi chai, por favor", o preço reduz para 3 libras - cerca 3,45 euros.


E, se recorrer a um "olá, é um desi chai, por favor", a bebida custa 1,90 libras - cerca de 2,18 euros.



O aviso colocado no balcão do café tem servido como um "bom lembrete para as pessoas usarem as suas maneiras", de acordo com o fundador, e, até ao momento, não houve ninguém a pagar o preço mais alto da bebida.


Isto porque, quando os clientes não utilizam a boa educação, os empregados apontam para o aviso e é-lhes dada uma segunda oportunidade, uma vez que "muitas pessoas podem ser bastante rudes de manhã, mas quando veem o sinal isso fá-las pensar". Por isso, a "penalização" não chegou ainda a ser cumprida.


Conta o fundador que, desde que o aviso está colocado, "as pessoas entram mais bem dispostas e a rir" e, para o próprio, "a coisa mais importante no meu negócio é entrar pela porta e ser tratado como se fosse um convidado de nossa casa".


O objetivo do aviso está assim a ser cumprido e todos os clientes deste café sabem que utilizar a boa educação vale a pena (e até menos dinheiro!).