Jantar cedo é um desejo de muitas famílias, mas nem sempre é fácil cumprir. Entre horários de trabalho, atividades extracurriculares, trânsito, banhos para dar e fazer o jantar, há toda uma odisseia até ao momento em que a família se senta à mesa para desfrutar da refeição.

Já para não falar que os dias não são sempre iguais, há sempre imprevistos, algumas birras pelo meio, e o jantar ainda não se cozinha sozinho.

Ainda assim, há, sim, um horário ideal para jantar. Segundo um estudo, desenvolvido por investigadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unido, jantar depois das 22 horas aumenta o risco de sofrer de obesidade no futuro.

Isto porque, segundo o estudo, jantar às 22 horas provoca a desaceleração do metabolismo nas horas seguintes à refeição e aumenta a fome na manhã seguinte.




Para chegarem a estas conclusões, os cientistas avaliaram 16 voluntários, entre os 20 e os 60 anos, com excesso de peso ou obesidade, que foram divididos em dois grupos: o primeiro jantou às 18 horas e o segundo às 22 horas.


Depois, os investigadores analisaram a temperatura corporal, gasto energético e amostras de sangue de cada indivíduo e tiveram em conta fatores externos como o sono, exposição à luz e prática de exercício físico.

Os resultados mostraram que o grupo que jantou às 22 horas queimou menos calorias no dia seguinte e apresentaram níveis mais baixos da hormona leptina, que controla o apetite.

O que os investigadores aconselham é comer todas as suas refeições dentro de uma janela de 10 horas. Por exemplo, se te levantaste às 8 horas, a tua última refeição deve ser às 18 horas.