É oficial! O mau tempo chegou e veio para ficar! Já podes pôr a roupa quente de volta no armário, mudar para os lençóis de flanela - se fores essa pessoa -, meter as mantas no sofá, fazer a lista com os filmes para ver nos tempos livres e assar castanhas.


Desde esta terça-feira que está a chegar um fenómeno, conhecido por "rio atmosférico", que vai trazer uma grande quantidade de água, leia-se chuva, e trovoada. Podes também esperar alguma humidade e vento forte, avança a agência Lusa, que cita o IPMA.

O mau tempo vai de tal forma afetar o país que, esta quarta-feira, os distritos Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob aviso amarelo devido à chuva forte, trovoada e rajadas.


Depois, os distritos Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar sob aviso laranja por causa do vento sul, temporariamente forte com rajadas até 95 quilómetros por hora (km/h) no litoral e terras altas. E os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com quatro a cinco metros.



Apesar de não ser o tempo mais apetecível para sair de casa e enfrentar dias de trabalho, a verdade é que Portugal está a precisar de dias de chuva. E há sempre coisas positivas neste tempo: por exemplo, não há cenário mais relaxante do que ficar em casa a ler ou a ver televisão com chuva lá fora.