É a mais recente medida do Governo e que depressa foi apelidada de "afronta" para os jovens portugueses. São os vistos para os nómadas digitais que entraram em vigor este domingo. E o que diz esta medida?

Estes vistos permitem que cidadãos de fora da União Europeia e do Espaço Económico Europeu possam viver e trabalhar para fora a partir de Portugal durante um ano. Para isso, os nómadas digitais têm de comprovar que recebem pelo menos 2820 euros - quatro vezes o valor atual do salário mínimo nacional, que se encontra nos 705 euros.

O que tem causado revolta são os benefícios fiscais que estes vistos concedem aos nómadas digitais: permitem evitar a dupla tributação de IRS - no estrangeiro e no país de origem. “Com este regime, os trabalhadores dependentes ou independentes para profissões de alto valor acrescentado têm o seu rendimento tributado a 20%, ao invés dos 50% que podem ser aplicados aos portugueses com a taxa progressiva”, explica Jaime Esteves, advogado especialista em Direito Fiscal, à CNN Portugal.

E foi este benefício fiscal que Manuel Moreira decidiu abordar num dos seus comentários na SIC Notícias. O vídeo foi partilhado pelo próprio no seu Instagram: "O tempo de protestar e pedir a reversão desta medida é agora". "Queremos uma política que atraia as pessoas mais privilegiados e com direitos mais privilegiados do que os locais?", questiona Manuel Moreira.


Depressa o vídeo ganhou eco e foi tão partilhado que se tornou viral. A revolta dos portugueses perante estes benefícios fiscais para os de fora é unânime.



(Imagens: Reprodução Instagram)