No início de uma relação, tudo é bonito, encantador, colorido e apaixonante. Sentes-te feliz, leve e, lá está, apaixonado pela pessoa que tens ao lado.


Numa fase em que os casais se estão a conhecer, existe a tendência de sair mais de casa, de marcar mais jantares fora, de ir ao cinema e de não descurar as pipocas, de comprar um ou outro chocolate para fazer uma surpresa. Mudam-se os hábitos e as rotinas.



A ideia de comer equilibradamente é adiada e os casais tendem a optar por comidas menos saudáveis e nutritivas, o que faz com que, no final das contas, a balança indique um aumento de peso.


É esta a conclusão de alguns estudos que revelam que quanto mais feliz se está numa relação mais quilos se vai engordar.


O primeiro estudo que explorou a relação entre o ganho de peso e estar numa relação amorosa foi publicado em 2012, na revista Obesity. De acordo com o mesmo, citado pela Visão, "quanto mais tempo uma mulher permanece num relacionamento estável mais engorda". Já no caso dos homens, o risco de engordar é alto nos dois primeiros anos de convivência e, depois disso, estabiliza.


A endocrinologista Ana de Hollanda, coordenadora da área de obesidade da Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição, afirmou, citada pela Visão, que "é provável que uma situação mais estável facilite o ganho de peso, pois não estão à procura de parceiro. Provavelmente, o aumento da responsabilidade nos compromissos conjugais em conjunto com o aumento da carga de trabalho, sedentarismo e stress também podem explicar essas mudanças no peso".


Para esta conclusão, contribuem assim os horários diferentes, logísticas alteradas que impedem a prática de desporto, mais jantares fora com amigos, maratonas de filmes sentados no sofá e mais pedidos de fast food que, no final, do dia, têm um impacto no peso do casal.



Um outro estudo, publicado em 2016, mostrou que quanto mais felizes são os membros do casal mais gordos ficam. Para esta conclusão, contribuíram 169 casais recém-casados que mostraram que, segundo a Visão, aqueles "que viviam juntos há mais de quatro anos duplicavam o risco de excesso de peso em comparação com aqueles que não se sentiam muito à vontade com a relação".


Este é, de acordo com Sarah Novak, professora de psicologia da Hofstra University, em Long Island, nos EUA, e coautora do estudo, um "indicador de que as pessoas estão confortáveis e priorizam o bem-estar sobre questões estéticas e físicas. Os menos felizes já estão motivados a sair de cena e querem atrair um novo parceiro em potencial, então, investem novamente no ginásio e cuidam mais da alimentação".


Apesar dos estudos existentes sobre esta temática, é importante perceber que existem sempre alguns dados específicos em falta sobre os membros do casal. São precisas mais informações para se comprovar, com maior certeza, que, de acordo com a Visão, "as pessoas engordam, em média quatro quilos quando estão felizes na vida amorosa".


O que é certo é que, sendo quatro ou menos quilos, uma pessoa feliz tende a engordar alguns quilos em nome do amor...