Os pais, os avós, os tios e os amigos dos pais gostam de mimar as crianças com presentes, mas por vezes perdem a noção da quantidade de brinquedos que os miúdos já têm.

Quando a casa está cheia de brinquedos, espalhados por cada divisão, aí há pais que se apercebem de que o número de brinquedos foi excedido. As crianças não se importam nada com isto, é certo. Por elas recebiam todos os dias um brinquedo. Será que já deste por ti a implorar à tua família ou amigos para que não ofereçam brinquedos, mas sim roupa?

A verdade é que ter brinquedos em demasia pode ser prejudicial para as crianças, avança a Magg. E porquê? Um estudo, publicado na revista científica Infant Behavior and Development, publicado na revista científica Infant Behavior and Development, investigou o assunto e chegou à conclusão de que ter menos brinquedos estimula a criatividade.

Com menos brinquedos a criança tem de dar asas à imaginação e usar os mesmos brinquedos em diferentes brincadeiras e cenários.

Na investigação foram observadas trinta e e seis crianças, com idades entre os dezoito e os trinta meses, em duas sessões. Numa sessão, havia dezasseis brinquedos à disposição e, na outra, havia apenas quatro brinquedos.

Os resultados mostraram que as crianças brincaram de maneiras diferentes, em cada uma das sessões.

Na sessão com menos brinquedos, cada criança passou mais tempo com um brinquedo, individualmente, e brincou com "mais qualidade".

No estudo "mais qualidade" significava brincar e usar a imaginação, atribuindo ao brinquedo mais funções do que a suposta. Usar a mesma boneca, por exemplo, para diferentes funções trabalha a criatividade da criança e ajuda também os pais a pouparem uns trocos.

Por outro lado, "o estudo salienta que esta é uma dinâmica que pode oferecer às crianças uma maior capacidade de concentração", explica a Magg.

De uma próxima vez que fores comprar presentes para crianças, lembra-te deste estudo. Oferecer roupa pode ser uma opção.