Existem muitos benefícios em teres um animal de estimação, tanto para a tua saúde física como para a saúde mental.

Se há pesquisas que indicam que ter animais de estimação ajuda no combate à depressão, outras pesquisas dizem o contrário.

Um novo estudo, publicado na BMC Psychiatry e citado pela ZAP.aeiou, quis tirar as dúvidas e concluiu que os donos muito apegados aos seus animais apresentam mais sintomas de distúrbios mentais.


Foi feito um inquérito online a 610 donos de animais, na Alemanha. O link foi colocado em vários sites destinados a donos de cães e 93% da amostra era composta por mulheres entre os dezoito e os setenta e três anos. Os participantes deram dados demográficos e forneceram informação sobre si próprios em relação aos seus cães. Fizeram-se também avaliações sobre a relação dono-animal de estimação e analisaram-se os sintomas de distúrbios mentais.


E os resultados foram estes: quem era mais apegado ao seu cão aparentou mais sintomas de distúrbios mentais. Um grande apego ao animal de estimação está também associado a uma maior desconfiança em relação aos outros e a um medo de não ser amado ou de ser rejeitado, de acordo com o PsyPost.

“Um apego emocional mais forte aos animais de estimação pode refletir uma estratégia de apego compensatório para pessoas que não foram capazes de estabelecer relacionamentos seguros com outras pessoas, durante a infância. Estas pessoas podem construir relacionamentos mais próximos com animais de estimação que são vistos como mais confiáveis e menos ameaçadores”, de acordo com os autores deste estudo, citado pela ZAP.aeiou.