Corria o ano de 2006, quando Gustavo Ribeiro recebeu a sua primeira tábua de skate, oferecida pelo tio, no Natal. Com apenas cinco anos e, na altura, uma criança, Gustavo Ribeiro mostrou que, dificilmente, iria largá-la.


E isso veio confirmar-se...



Anos mais tarde, com oito anos, o jovem português sabia que queria que o seu futuro passasse pelo skate. E assim foi!



Atualmente, com 21 anos, Gustavo Ribeiro acabou de se sagrar campeão mundial de skate, na noite deste domingo, sendo este um feito inédito para um português.



Para chegar ao primeiro lugar do pódio, o jovem que é, atualmente, um dos maiores talentos do skate nacional teve muito que rolar em cima do skate.


Sempre com o seu irmão gémeo e também skater ao lado, Gabriel Ribeiro, Gustavo Ribeiro foi, de acordo com o site da Redbull, "o primeiro português a vencer o Tampa AM, o mais antigo campeonato de skaters amadores, em 2017".


No ano seguinte, graças à vitória no Tampa AM, o português entrou diretamente para o Streat League Skate (SLS) Pro Open 2018, em Londres, onde surpreendeu e conquistou o 7.º lugar.


Depois disso, vieram só conquistas, uma atrás da outra... Contam-se um 3.º lugar no AM Street Dew Tour, em Long Beach, na Califórnia, e, em agosto de 2018, a vitória no ‘O Marisquiño’, segundo o site da Redbull, "um dos mais importantes campeonatos de skate da Europa".


No ano seguinte, Gustavo Ribeiro qualificou-se para o SLS World Championships e conseguiu chegar às meias-finais, o que lhe valeu um lugar na edição desse ano do SLS World Tour, sendo que este era um dos seus grandes sonhos.


Em 2021, o ano em que o skate se estreou como uma das modalidades dos Jogos Olímpicos, Gustavo Ribeiro mostrou, mais uma vez, o seu talento e conseguiu conquistar o 8.º lugar na prova de rua, em Tóquio.


Não passaram muitas semanas para o skater português conquistar mais um grande prémio... Desta vez, foi a sua primeira vitória de sempre na SLS na etapa de Salt Lake City, em Utah, nos Estados Unidos.


Também nos Estados Unidos, mais propriamente em Jacksonville, Gustavo Ribeiro conquistou, no mesmo ano, o terceiro lugar do Super Crown World Championship, pela segunda vez consecutiva.


No início deste ano, o jovem português voltou a Jacksonville para alcançar a medalha de bronze na primeira etapa do tour da SLS.


Só que o ano de 2022 ainda tinha muito para dar a Gustavo Ribeiro... Entre várias provas, medalhas e troféus, o skater português conquistou aquele que é, provavelmente, o prémio mais importante da sua ainda jovem carreira.


Concretizou um sonho ao ter conquistado, este domingo, o 1.º lugar do Super Crown. Consequentemente, sagrou-se campeão mundial da SLS, circuito mundial da modalidade, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, Brasil, na noite deste domingo.


Em declarações à agência Lusa, citado pelo site Notícias ao Minuto, Gustavo Ribeiro afirmou que "este resultado traduz todo o trabalho que tive, consegui conquistar este título" e que, para tal, "temos sempre de acreditar".



O futuro mostra-se risonho para Gustavo Ribeiro!



Muitos parabéns!!!