As crianças têm muita facilidade em utilizar tudo o que é tecnológico, parece que já nascem com um telemóvel nas mãos. Hoje em dia a tecnologia é bastante acessível, tanto em casa como na escola, o que pode ter efeitos negativos. As crianças quase que nos ensinam a usar um tablet. Um estudo da Hubside.Store feito pela Boutique research constatou que 95% das crianças portuguesas já têm o seu próprio smartphone, citado pela SapoTek.

Cada vez mais cedo, os pais dão telemóveis aos filhos.

95% das crianças portuguesas, com dez ou mais anos, já têm telemóveis, mas abaixo dos dez anos, o número também é elevado. 34% das crianças abaixo dos dez anos já têm o seu próprio telemóvel.



O estudo baseia-se num inquérito online realizado a 500 pais e mães, com filhos entre o sete e dezassete anos. É salientado, no estudo, que 50% das crianças recebem o primeiro telemóvel aos dez anos, por coincidir com a entrada no segundo ciclo. Durante o ensino primário, o estudo mostrou que 23% das crianças, até aos nove anos, têm telemóvel.

Alguns pais também apresentaram a vontade de oferecer aos filhos um telemóvel, apenas quando as crianças fazem doze anos.

Quanto às razões do porquê de os darem aos filhos, cada vez mais cedo, quatro em dez pais revelaram ter sentido pressão social para dar o primeiro telemóvel aos seus filhos.



Com a época natalícia a chegar, os pais têm também mais tendência para oferecer um telemóvel como presente de Natal aos filhos. O estudo não deixou de concluir que os pais, apesar de darem aos filhos, em idades novas, um telemóvel, se sentem preocupados. As preocupações passam pelo uso excessivo, pelo cyber-bullying e pelo medo do vício e da dependência. Com toda esta preocupação, quatro em cinco inquiridos afirmaram que impuseram, aos filhos, limites ao uso do telemóvel. O controlo parental também é uma maneira de os pais ficarem mais descansados e, durante a noite, 34% dos pais proíbem a sua utilização.


A Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com a CNN, define limites para a utilização e recomenda "a não aproximação das crianças de um ecrã portátil antes de um ano, um ano e meio de vida".

Os tempos mudaram e as crianças cada vez mais anseiam ter um telemóvel nas mãos!


Podes sempre fazer como este pai que estabeleceu um contrato com a filha para o uso do telemóvel. O contrato inclui 10 regras e a primeira regra diz que "o telemóvel é da mãe e do pai, que são os que pagam a internet".