Tem os olhos do pai, mas o nariz é da mãe. Tem o jeito da mãe para as letras e do pai para as artes. Esta conversa soa-te familiar? E quando se fala sobre a inteligência, de quem terás herdado? Os pais dizem que os filhos herdaram a inteligência deles e as mães acham o contrário. Na realidade, existem estudos que revelam que a inteligência das crianças é herdada da mãe e não do pai, avança o The Mirror.


Pais, antes que contestem, existe uma explicação científica!


Vários estudos mostraram que o cromossoma X é responsável por "transportar" a inteligência. As mulheres têm dois cromossomas destes (XX) enquanto os homens só têm um cromossoma X (XY). Por isso, a probabilidade de as mulheres passarem a sua inteligência aos filhos é duas vezes maior.


"O QI tende a ser semelhante ao das mães" foi revelado, num estudo realizado pela Unidade de Ciências Sociais e de Saúde Pública do Conselho de Pesquisa Médica, em Glasgow, Escócia, citado pelo The Mirror. No estudo, foram entrevistadas crianças, todos os anos, desde 1994, com idades entre os 14 anos e os 22 anos. A investigação teve em conta os diversos fatores, como a educação e o estado socioeconómico. Concluiu-se que o melhor indicador de inteligência são as mães.


Por outro lado, alguns cientistas não concordam e defendem que a genética não é o único fator que influencia a inteligência. Estima-se que quarenta a sessenta por cento da inteligência é hereditária e que o resto vem do ambiente que nos rodeia, avança a Psychology Spot.


Pais, já acreditam que são as mães a passar a inteligência aos filhos?