Ao longo dos últimos meses, o Campeonato Mundial do Catar está embrulhado em polémicas. Uma atrás da outra!


Com a data de início do Mundial de 2022 a aproximar-se, são muitas as vozes e os gritos de pessoas que apontam o dedo às mortes que aconteceram durante a construção dos estádios, uma vez que, de acordo com o The Guardian, citado pelo Público, durante as obras, registaram-se mais de 6500 óbitos.


Muitas organizações e instituições têm feito apelos constantes à defesa dos direitos humanos, com especial destaque para pessoas homossexuais, bissexuais e transexuais que, de acordo com o Diário de Notícias, foram alvo de perseguição e de detenções em solo qatari.


Do lado da nossa seleção, Bruno Fernandes foi o primeiro a manifestar-se, na passada sexta-feira, e destacou, citado pelo Público, "as pessoas que morreram na construção dos estádios", tendo justificado que os jogadores não estão "felizes com isso".


Na verdade, tudo aquilo que envolve o Campeonato Mundial do Catar está a ser duramente criticado e a mais recente novidade decidida pelo país junta-se a esse leque.

Nos últimos dias, têm chegado imagens de adeptos que foram contratados pelo Catar para torcerem pelas diversas seleções.


Ora, entre "adeptos" de Espanha, Inglaterra e Alemanha, há também os de Portugal, que envergam a camisola da seleção, como se de portugueses se tratasse, e animam as ruas com bandeiras e músicas. Aquilo que não se ouve é a língua portuguesa...





A agência France Press, citada pela Visão, avançou que são "adeptos indianos provenientes do Estado de Kerala, na costa ocidental da Índia, país com uma forte comunidade de emigrantes no Catar, a rondar as 750 mil pessoas".


A somar às críticas, há quem defina esta ideia do Catar como bizarra, como foi o caso de Eduardo Madeira. O humorista partilhou um dos muitos vídeos que andam a circular, nas redes sociais, e criticou os figurantes contratados, tendo escrito que "este é já o mais patético Mundial da História".



O Campeonato Mundial do Catar vai acontecer entre os dias 18 de novembro e 20 de dezembro e a Seleção Nacional reúne-se, esta segunda-feira, para o primeiro treino. Há quem diga que Portugal tem uma ou outra possibilidade de ganhar o campeonato...



(Imagens: Reprodução de vídeo do Twitter)