Ir ao dentista é sempre aquele "programa" que ninguém, ou quase ninguém, gosta. Muito menos, quando saímos de lá com um aviso de que temos de escovar melhor os dentes e melhorar a nossa higiene oral. Pois é, escovas os dentes, várias vezes ao dia, e mesmo assim o teu dentista ainda te diz isso?


Escovar os dentes, para ter uma boca saudável, vai muito para além do óbvio e nenhum de nós é bom a fazê-lo, de acordo com a BBC.


Se escovas os dentes - literalmente só os dentes - e te esqueces das gengivas não estás a fazê-lo bem.


Apenas uma em cada dez pessoas sabe escovar os dentes devidamente, segundo um estudo realizado na Suécia. Num inquérito, em que participaram cerca de duas mil pessoas, feito pela seguradora britânica Bupa, descobriu-se que quase metade dos inquiridos revelou não saber escovar os dentes corretamente. Não estavas à espera destes resultados? Então, mas afinal as pessoas não sabem escovar os dentes?


Com tanta informação online não devia haver dúvidas, mas talvez isso também faça parte do problema. Torna-se confuso!


Um estudo reuniu sessenta e seis formas de lavar os dentes e muitas delas eram contraditórias.


"Muitos pacientes compreendem que o que precisam de fazer é remover restos de comida. Isto só é parcialmente verdade. É muito mais importante remover as bactérias dos dentes", diz Josefine Hirschfeld, professora e especialista em odontologia restauradora da Universidade de Birmingam, citada pela BBC.


E acrescenta também: "Pensa em escovar a tua linha gengival, em vez dos próprios dentes. Os dentes serão depois escovados automaticamente "


Como é que devemos escovar então?


A "técnica bass modificada" é uma das maneiras mais eficazes. Ao limpar a área da margem gengival, remove-se a placa bacteriana, prevenindo infeções periodontais.


Coloca a escova num ângulo de 45 graus em relação à face do dente (inclinada para baixo para o maxilar inferior e para cima para o superior, como se estivesses a tentar quase oscilar as cerdas abaixo das gengivas). Faz pequenos movimentos vibratórios, para trás e para a frente, na linha da gengiva.


Já usavas esta técnica? Ou fazes parte do grupo de pessoas que não escova os dentes de forma 100% correta?