Quem vive numa cidade sabe o que é entrar numa livraria de bairro. Elas têm um cheiro especial. Cheiram a histórias e a História. Cheiram a enredos, a dramas, a comédias e a fábulas. Cheiram a personagens, a espaço e a tempo. Cheiram a vida. O que está nos livros é vida contada com criatividade e amor, com imaginação e entrega, com vontade e coragem. E depois… depois, há os livreiros que dão mais vida a esta vida. Acolhem-nos, aconselham-nos, sugerem-nos, recebem-nos em casa.


É por tudo isto que as livrarias de bairro têm um cheiro especial. Cheiram a vida, a experiência, a partilha. Cheiram a casa. Aquela podia ser a nossa casa… cheia de histórias para ler, para sentir, para viver.


No dia do livro e do livreiro, é bom recordar tudo isto. É bom sentir a nossa livraria de bairro. Aquela que escolhemos. Aquela em que entramos e nos sentimos em casa. Aquela que nos recebe como se estivéssemos em casa.




E a tua livraria de bairro qual é? E que palavras lhes escreves, no dia do livro e do livreiro? E que histórias por lá viveste? O que é que de mais especial e até único já te aconteceu na tua livraria de bairro?

As livrarias de bairro têm um cheiro especial também porque tu fazes parte dela. E só existem porque tu existes, porque tu as procuras e porque tu lhes dás sentido.


É em Portugal que fica a livraria mais antiga do mundo em funcionalmento, segundo o Guinness. É uma livraria de bairro, fica em Lisboa e está aberta desde 1732. Já no Porto, há outra livraria de bairro, aberta desde 1906, com muitas outras histórias para contar. E há várias outras em muitas outras cidades portuguesas.


Dia 30 de novembro é o dia das livrarias e do livreiro. Visita a tua livraria de bairro, diz-nos qual é e porque é que é a tua preferida.

Parabéns, livrarias de bairro portuguesas e parabéns, queridos livreiros!


A Joana Cruz fez o mesmo, a propósito desta data, como podes ver no vídeo que está no FB e no Instagram da RFM. Isto porque a RFM se juntou à Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, para celebrar os livros e as livrarias portuguesas.