Tomás "Batazu", o menino que emocionou muitos portugueses, não resistiu à luta contra uma leucemia mieloide aguda muito agressiva e acabou por morrer.


A triste notícia foi dada pelos pais, através da conta de Instagram que, no ano passado, serviu para lançar um apelo para a angariação do dinheiro para novos tratamentos do menino.


A luta de Tomás "Batazu" terminou, esta quarta-feira, e, de acordo com os pais, o filho "partiu sem sofrer".


Nos seus últimos momentos, Tomás ainda conseguiu impressionar os pais ao ter-lhes dito que "o pai e a mãe são os meus gummy bears".


Para os pais do Tomás, esta não foi uma luta em vão e serviu como "uma lição de vida de como estar sempre alegre e pronto para lutar".



Foi em novembro do ano passado que os pais de Tomás "Batazu" lançaram um vídeo, onde deram a conhecer o problema de saúde do menino.


Com apenas 11 anos, Tomás vivia com uma leucemia mieloide aguda muito agressiva. A criança chegou a fazer tratamentos de quimioterapia, em Portugal.


A leucemia parecia ter entrado em remissão, mas, infelizmente, não foi isso que aconteceu.


Pouco tempo depois, Tomás soube que a doença se tinha alastrado para o tórax. A quimioterapia deixou de ser suficiente e foi aí que o pai de Tomás foi à procura de algo que desse uma esperança ao filho, tal como escreveu, na altura, a CNN Portugal.


Foi assim que soube que existia um médico "que estava disposto a receber o Tomás no Sheba Hospital, em Tel-Aviv, Israel", uma vez que essa unidade hospitalar "era muito avançada na utilização de células Car-T" - uma terapêutica que, segundo a família, "usa o sistema imunitário do Tomás para combater a leucemia sem a toxicidade da quimioterapia".


Esse tratamento custava cerca de 350 mil euros e foi esse valor que fez com que os pais de Tomás lançassem um pedido de ajuda.


Mais uma vez, os portugueses mostraram que são solidários, uniram-se e, em apenas quatro dias, conseguiram doar o valor necessário para o menino poder ser tratado.


No entanto, já depois do tratamento em Israel, a doença voltou a manifestar-se, pelo que a luta pela cura continuou.


Tomás viajou até à China, mais propriamente, para o hospital Jingdu, onde estava a fazer mais um tratamento com células Car-T, de acordo com a CNN Portugal.


Infelizmente, foi aí que Tomás acabou por ter os seus últimos momentos.


Carinhosamente apelidado como "Batazu", que, em italiano, significa combatente ou guerreiro, o menino deixa uma enorme tristeza naqueles com os quais se cruzou e também nos portugueses que o ajudaram.



(Imagens: Reprodução de vídeo)