Mãe de Santiago, Benjamim e Guilherme, Carolina Deslandes partilha, sempre que pode, fotografias e momentos que vive ao lado dos filhos. É uma mãe babada e muito orgulhosa dos seus três filhos e das conquistas de cada um.


Demonstra-o, diariamente, e, sobretudo, quando se trata de progressos do seu filho mais velho, que vive com uma perturbação do espetro do autismo.


A artista não se inibe de partilhar a realidade de uma criança, diagnosticada com um espetro do autismo, com os seus seguidores, tal como o faz quando algo a revolta.


Neste caso, foi um episódio que tem como protagonista um menino que, tal como Santiago, vive com autismo. Com apenas 10 anos, Olivier foi, de acordo com o site France 3, obrigado a almoçar fora da cantina depois de ter tido um ataque de pânico.


O mesmo site escreveu que esta criança, que vive em Lyon, França, e sofre de "distúrbios de aprendizagem e comportamentais devido à fragilidade sensorial", "é forçado a comer fora da cantina, na hora do almoço".


A mãe de Olivier foi informada do sucedido e a justificação dada foi que o "estabelecimento carece de pessoal extracurricular para acompanhar um aluno com autismo". Posto isto, Cécile, a mãe da criança, afirmou ao mesmo site que tem almoçado "com ele todos os dias", mas demora "uma hora para ir e uma hora para voltar" desde o seu trabalho, pelo que se torna "insustentável".


Esta mãe tem também de gerir as emoções de Olivier, que se sente rejeitado, tal como escreveu o site francês, e afirmou que o filho "chora todos os dias, (...) sente-se triste, excluído e frustrado".


Perante esta história, Carolina Deslandes partilhou-a e demonstrou a sua revolta. A artista escreveu, nas stories do Instagram, que este é "só um exemplo de como o autismo é completamente excluído do contexto escolar" e caracterizou a situação como "uma vergonha".



A par de Carolina Deslandes, muitas outras pessoas se mostraram revoltadas e indignadas com a situação de Olivier. Os comentários na publicação partilhada pela artista sucedem-se e destacam-se, entre várias, "Mas que mundo é este em que vivemos?", "Nem acredito que isto é verdade", "Não tenho palavras para a tremenda falta de respeito por essa criança".



(Imagens: Instagram)