Foi a poucas horas do jogo que opôs Portugal e Suíça, nos oitavos de final, que o Basileia - clube suíço - decidiu dar o ar da sua graça.


Em jeito de provocação para a nossa Seleção Nacional, o Basileia utilizou uma fotografia do selecionador do país e dos jogadores da seleção suíça e colocou-lhes bigodes, barbas e cabelos longos e escuros. Quer isto dizer que pode ser esta a forma como o clube suíço vê os portugueses e, por isso, decidiu fazer uma caricatura utilizando os seus próprios jogadores.


Os jogadores da seleção suíça passaram todos pelo Basileia, tal como escreveu o site Mais Futebol, e o clube, também suíço, decidiu demonstrar o seu apoio desta forma.


No Twitter, o Basileia partilhou a brincadeira e escreveu: "Talvez seja possível confundir Portugal com algo assim? Retocámos o estilo dos nossos ex-jogadores para o jogo de hoje".


A provocação acabou por correr mal para o clube suíço, uma vez que foi imediatamente alvo de críticas. Perante isto, o Basileia viu-se obrigado a apagar a publicação, ainda antes do jogo entre Portugal e Suíça.



Pouco tempo depois, o Basileia recorreu ao Twitter para pedir desculpa pela brincadeira e escreveu: "Infelizmente, a publicação de hoje sobre a seleção suíça deu completamente errado. Foi totalmente impensado e, claro, de forma alguma pretende ser depreciativo ou insultuoso. Pedimos sinceras desculpas a todos que se sentiram afetados. Desculpem!".



A verdade é que a provocação pode ter dado, indiretamente, motivação aos jogadores da Seleção Nacional portuguesa que derrotou a Suíça por 6-1, numa noite memorável para a equipa.


Quartos de final, aí vamos nós!!!