As últimas horas foram, para muitos portugueses, de desespero e de grande sobressalto! Na região de Lisboa e de Oeiras, a noite de quarta-feira e o dia desta quinta-feira foram passados a reparar estragos e os prejuízos provocados por uma chuva forte e intensa.


O estado do tempo piorou (e muito!) e muitas estradas, ruas, casas, lojas e centros comerciais ficaram inundados e completamente alagados. Houve carros submersos em túneis, casas com água que chegou aos três metros de altura, estações de metro e centros comerciais em que surgiram autênticas "cascatas"...


Foram horas de sofrimento e de aflição para quem viu a água entrar pelas portas e pelas janelas, num curto espaço de tempo. No entanto, no meio do caos e apesar dos avisos da Proteção Civil para não se sair de casa, houve quem de tudo fizesse para ajudar quem mais precisou.


Apesar da corrente e da força da água, um grupo de jovens "lançou-se" à estrada para ajudar uma senhora que estava encurralada.


O momento foi gravado e partilhado no TikTok e é possível ver-se vários homens a carregar uma mulher.


@haviner.torres Alerta vermelho em Lisboa devido a forte chuva, aconteceu hoje dia 07/12/2022 a senhora quase se afogava ao atravessar a rua. #lisboa #chuva #portugal ♬ som original - 'Haviner Torres


A par dos portugueses que estiveram nas ruas durante as horas de maior intensidade da chuva, a polícia também se deslocou a vários locais para conseguir prestar auxílio.


Em Algês, perante a altura da água que chegou até metade da porta de uma habitação, os agentes do Comando Metropolitano de Lisboa conseguiram resgatar um casal de idosos, um homem em cadeira de rodas e um cão.



Estas duas partilhas que chegaram às redes sociais foram, rapidamente, muito elogiadas. Muitos portugueses aplaudiram a coragem e agradeceram a quem não ficou parado, nas últimas horas.


Infelizmente, no meio das cheias, que assolaram Lisboa, registou-se uma vítima mortal. Uma senhora de 75 anos tentou salvar o marido, que estava acamado e, apesar de o ter feito, não conseguiu a própria sobreviver, tal como deu conta a TVI.


Neste momento, os portugueses afetados pelas cheias fazem contas aos prejuízos.


Após o aviso vermelho acionado nas últimas horas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu o amarelo para a zona costeira dos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, de acordo com a TSF. Espera-se que até às 18h desta sexta-feira existam "aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada", tal como escreveu o Sapo24.