Os avós vestidos de Pai Natal, que trazem o saco de presentes, as bolachas e o leite que se deixam, ou ainda as pegadas vindas da chaminé que vão até à arvore cheia de embrulhos são alguns dos clássicos truques desta época para as crianças, sobretudo em países do norte da Europa e nos Estados Unidos.


Para esta família, esta magia pode não acontecer, este Natal.

Rachel, uma mãe escocesa de 30 anos, tem três filhos com idades inferiores a 10 anos e está grávida do quarto.

Até este ano, nunca tinha tido problemas com as despesas do Natal e com os presentes. Só que ficou desempregada na mesma altura que engravidou de mais um filho sem ter planeado. Tudo isto junto e ainda o aumento do preço dos bens fez com que rapidamente os problemas financeiros aparecessem.


Rachel fez um vídeo em que mostrou a preocupação pelo aumento dos preços nos últimos meses. Utilizou o Tiktok para partilhá-lo e conseguiu tocar o coração de milhares de pessoas.




Estas três crianças pensam que é a mãe que envia dinheiro ao pai Natal para comprar os presentes, como esclarece a Magg. Mas Rachel diz sentir-se até “envergonhada” por este ano não ter como corresponder às expectativas. Por isso, quer contar aos filhos que o pai Natal não existe para que percebam a razão de não terem presentes.

Ao entenderem que, não só é a mãe que paga os presentes, como também é ela que os compra, as crianças vão entender que o pai Natal não existe. Rachel, no vídeo, diz ainda que, em algum momento, as crianças tinham de saber e talvez este Natal seja esse momento.