Vem aí uma onda de frio, por isso o melhor é saberes o que fazer caso os vidros do teu carro fiquem embaciados com facilidade.

Ter os vidros do carro embaciados acontece bastante no inverno e é perigoso para quem conduz. O frio e a chuva são os principais causadores deste fenómeno.


Porque é que os vidros do carro ficam embaciados?

Os vidros ficam embaciados devido ao choque térmico entre o interior e o exterior. Geralmente o ar dentro do veículo está mais quente e com o frio do lado de fora, cria condensação. A respiração das pessoas, o cabelo, a roupa ou qualquer outra coisa, se estiverem molhados, intensificam a condensação.


Fica a nota: limpares os vidros só com um pano ou qualquer outro tecido não é o ideal, como indica o Ekonomista. Tem em atenção estas dicas, pois para conduzir é essencial ter 100% de visibilidade para que possas conduzir em segurança.


O que fazer para desembaciar?

Mark Rober, antigo engenheiro da NASA, indicou quatro passos para desembaciar o vidro do carro de forma mais rápida:

- Ligar a ventilação ao máximo

- Ligar o ar condicionado

- Desligar o botão de circulação de ar

- Abrir um pouco as janelas do carro



Como mais vale prevenir do que remediar, para evitar que os vidros embaciem no inverno, segundo a Razão Automóvel, há algumas coisas que podes fazer:


Limpar todas as semanas

Este é o primeiro passo para a prevenção. Deves ter em atenção esta dica não só no inverno, mas durante todo o ano. A sujidade que os vidros acumulam é uma aliada da humidade, que facilita o embaciamento dos vidros. Limpa os vidros pelo menos uma vez por semana, com produtos hidrofóbicos de preferência. Este tipo de líquido não se dissolve com a água e cria uma barreira protetora.


Esfregar metade de uma batata crua

Quem diria que os alimentos seriam bons aliados na resolução deste problema? Pois é, a batata pode ser uma ótima solução no combate aos vidros embaciados. Corta uma batata ao meio e esfrega uma das partes no interior dos vidros e depois passa um pano húmido. O amido da batata vai criar uma barreira protetora que evita a condensação. Podes repetir o processo no exterior para melhores resultados.


Usar espuma de barbear

Se te faltarem líquidos próprios para o desembaciamento, a espuma de barbear pode ser útil. Só precisas de a aplicar e espalhar e no fim passar um pano limpo.


Aplicar cera nos vidros

A cera automóvel não serve só para deixar o carro brilhante. Aplica uma camada dentro e fora dos vidros e depois retira o excesso com um pano limpo. Esta é uma forma de criar uma camada que impede a humidade. Deves fazê-lo de duas em duas semanas.


Utilizar meias com areia para gatos

Se tens gatos em casa já ouviste falar de areia sílica, mas sabias que serve também como absorvente? Usa um par de meias de algodão que tenhas em casa e enche uma delas com a areia para gatos. Põe a outra por cima e amarra bem. Depois deixa no porta-luvas ou debaixo dos bancos e vais reparar que o processo de desembaciar os vidros vai ser muito mais rápido.