Que comecem os preparativos para a ceia de Natal! E se há coisa que não pode faltar, porque é o ingrediente rei em quase todas as receitas, são os ovos.

Porém, se já foste ao supermercado já deves ter reparado que a prateleira dos ovos está vazia ou quase vazia. O que terá acontecido? Será que toda a gente decidiu cozinhar mais doces do que o habitual? Será que está tudo a fazer pão-de-ló?


Calma, porque segundo Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), citado pela CNN Portugal, não há "motivo para alarme". Apesar das falhas de stock de ovos, estas estão a "ser repostas, mas não ao ritmo que gostaríamos".


De acordo com a CNN Portugal, esta falha de ovos já tinha sido anunciada pelos produtores e deve-se sobretudo ao facto de nos meses de inverno não haver tanta produção nacional e ser necessário importar de Espanha, o que está cada vez mais difícil por causa do preço elevado. Mas há mais razões.



Para além de ser Natal e de haver uma maior procura por ovos, Gonçalo Lobo Xavier refere que "devido à inflação e à perda de poder de compra, várias famílias portuguesas estão a substituir o consumo de carne e de peixe por ovos, uma proteína mais barata".

E a gripe das aves também teve influência. Há uns meses, houve focos de gripe das aves que afetaram a produção de alguns fornecedores e que só agora está a começar a ser normalizada.


Por isso, já sabes, na hora de fazer um doce de Natal escolhe aquele que levar menos ovos. Ou na loucura, que não leve mesmo ovos. Hoje em dia, tens várias receitas vegan na internet.