Morreu Linda de Suza a terceira intérprete nacional com mais discos vendidos em Portugal (a seguir a Amália e Roberto Leal).

As vendas dos seus discos são de mais de 8 milhões de cópias!

Dez anos antes de Tony Carreira (cujas vendas rodam os 4 milhões), ela foi a primeira intérprete portuguesa, vinda de França, a fazer sucesso nos tops portugueses!

Em 1978, a sua “mala de cartão", um single cujo verdadeiro título era "um português" foi disco de platina em França e bateu records de vendas em Portugal!




Linda nasceu, a 22 de fevereiro de 1948, em Beringel, no Baixo Alentejo, atravessou a fronteira “a salto” em 1970

Chegou a França apenas “com uma mala de cartão” e uma criança nos braços. Começou a cantar no restaurante Chez Loisette, em Saint-Ouen onde foi descoberta pelo compositor André Pascal que a apresentou a outro compositor, Alex Alstone.

Pouco depois Linda de Suza esgotava plateias no Olympia de Paris, conquistava milhares de fãs e recebia discos ouro e platina pela venda dos seus singles e álbuns. Admirada pelos franceses, chegou a ser conhecida como a “Amália de França” e a “Linda Portuguesa”.

Depois do sucesso do single “Um Português”, disco de platina em França, em 1979 lançou a música "Uma moça chorava" e o LP "Amália/Lisboa". Seguiram-se álbuns como "L'Étrangère", "Comme vous" e "À l'Olympia" (duplo ao vivo).

Em 1984 Linda de Suza editou o romance autobiográfico "A Mala de Cartão" em que deu a conhecer ao mundo a sua verdadeira história. A 1 de Outubro de 1985 foi feita Dama da Ordem do Infante D. Henrique.

Em 1986 o seu livro “La valise en carton" ( “A mala de cartão” foi transformado numa comédia musical com a participação de Jean-Pierre Cassel. Em 1988 a sua história inspirou também o filme "A Mala de Cartão"/"La valise en carton" em que participaram nomes como Irene Papas e Raul Solnado.


Linda de Suza morreu a 28 de dezembro, em França, aos 74 anos, vítima de covid 19.