Os U2 são uma banda incontornável que não precisa de apresentações, para quem é fã e para quem não é.

Bono é o famoso nome do vocalista, também conhecido pelo seu ativismo através da música. Bono foi nomeado para o prémio Nobel da Paz em 2003, também foi, ao longo da sua carreira, agraciado com um título honorário de cavaleiro pela rainha Isabel II, entre muitas outras nomeações e distinções e ainda vários outros prémios.

É conhecido por Bono e não pelo seu nome verdadeiro.

Bono teve muitas alcunhas, ao longo dos tempos e recebeu o nome artístico Bono, através de um grupo de rua, na adolescência, que permaneceu até aos dias de hoje. O mesmo aconteceu com David Howell Evan, conhecido como The Edge ou Edge, o guitarrista da banda que pertencia ao mesmo grupo. Numa entrevista, chegou até a dizer que decidiram que estes seriam os seus nomes quando vieram a público.


O vocalista dos U2 está habituado à alcunha artística e dispensa que o chamem pelo nome. Esta característica foi dita pelo próprio à Virgin Radio UK e mencionada pela Rolling Stone.

O nome verdadeiro de Bono é Paul David Hewson. Para o cantor, quem o trata por Paul, quer criar uma intimidade que não tem. Para além disso a última pessoa a chamá-lo Paul foi o pai, que já faleceu, por isso não quer que lhe chamem dessa forma.

É sempre importante relembrar que o vocalista é apenas Bono e não Bono Vox como muitos o chamam, desde os seus tempos na Irlanda.

E por falar em nomes que Bono não gosta, temos o nome da banda. Para o vocalista era suposto ter um nome bem mais radical, como disse numa entrevista ao Awards Chatter citado pelo NME.

Alguns nomes fizeram parte da ideia, como Spy plane ou U-boat, no entanto, U2 venceu. O nome permaneceu devido ao empresário do grupo Paul McGuinness que o achou ótimo para o merchandising, por ter uma letra e um número.


(Imagens: Reprodução de vídeo do Instagram dos U2)