O ano de 2023 já chegou! Passados os festejos, os brilhos, as passas e os desejos para este novo ano, chega também um aumento dos preços dos bens essenciais.


A inflação já se sente há alguns meses, mas parece que agora a carteira dos portugueses vai ressentir-se ainda mais.



Entre a eletricidade, o gás, o pão, os transportes, as rendas, entre vários outros, muitos de nós já fazem contas à vida e tomam decisões para conseguir poupar. Uma delas é, para quem mora perto da fronteira, viajar até Espanha para fazer compras.


Essa é já uma realidade de muitos portugueses, de acordo com a SIC Notícias. Neste momento, já há "portugueses que vivem perto da fronteira a beneficiar de combustível mais barato e aproveitam para fazerem as compras em território espanhol".


Esta decisão dá-se também pela decisão do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, de eliminar o IVA dos alimentos essenciais, com o objetivo de atenuar o impacto da crise e da inflação.


Desta forma e durante seis meses, o governo espanhol eliminou o imposto de 4% de alimentos como o pão, leite, queijo, ovos, farinha, frutas e verduras e reduziu ainda de 10% para 5% o IVA do azeite e das massas.


Em entrevista à SIC Notícias, muitos portugueses admitem que vale a pena conduzirem até Espanha para poupar alguns euros, tanto na alimentação como na compra de gás e de combustível.


E também são vários aqueles que concordam que a medida do governo espanhol deveria ser adotada em Portugal.