Benedict Cumberbatch, conhecido ator britânico, está na iminência de ter de indemnizar descendentes de escravos que trabalharam numa plantação de um seu antepassado.


Abraham Cumberbatch, quinto bisavô do ator, adquiriu uma propriedade, nos Barbados, em 1728 onde trabalharam cerca de 250 escravos, de acordo com o The Telegraph, citado pelo Insider, até 1834, ano da abolição da escravatura. Nesta altura os antepassados de Benedict Cumberbatch desistiram da plantação e terão recebido do governo britânico um valor que, segundo o Daily Mail, seria, nos dias de hoje, de cerca de um milhão de euros.


O governo dos Barbados criou uma comissão para “reparar os danos do passado provocados pela escravatura exercida por estas famílias”, segundo estas publicações e a Sic, e o secretário-geral deste movimento disse que "todos os descendentes de proprietários de plantações brancos que se beneficiaram do comércio de escravos devem ser indenizados, incluindo a família Cumberbatch. O dinheiro deve ser usado para transformar a clínica local num hospital, apoiar escolas locais e melhorar as infraestruturas.”


Benedict Cumberbatch, ator da Marvel e de “12 anos escravo”, entre muitas outras interpretações, vê-se, agora, como descendente de proprietários, na iminência de ter de indemnizar os descendentes dos escravos.


Benedict Timothy Carlton Cumberbatch nasceu em Londres a 19 de julho de 1976 e ficou, para além da sua carreira no teatro, famoso pelas suas interpretações em filmes e séries como Sherlock Holmes, Stephen Strange/Doutor Estranho, Captura de movimento, ainda com a sua voz na interpretação do dragão Smaug na trilogia de The Hobbit.
Cumberbatch interpretou outros papéis como o de Alan Turing, no filme The Imitation Game, Khan em Star Trek: Into Darkness e de Julian Assange em The Fifth Estate.
Foi nomeado para o Oscar de Melhor Ator e Globo de Ouro de melhor ator em filme dramático pelo seu desempenho como Alan Turing, no filme The Imitation Game. Ganhou um Emmy pela interpretação em Sherlock e um prémio Olivier pela peça de teatro Frankenstein, apresentada no National Theatre em Londres.



Benedict Cumberbatch é também conhecido pela sua dedicação a várias causas e filantropia.


É um dos embaixadores do The Prince's Trust, uma instituição de caridade criada pelo príncipe Carlos que ajuda os jovens com dificuldades no Reino Unido.

Apoia também a instituição Dramatic Need que promove a expressão criativa como ferramenta para a resolução de conflitos, desenvolvimento social, emancipação do sexo e de assimilação de mensagens de saúde para as comunidades mais desfavorecidas.

Fez fez vários discursos sobre a crise migratória, no final das apresentações da peça Hamlet e incentivou o público a fazer donativos a instituições que auxiliassem os refugiados. O próprio ator doou 150 000 libras à instituição Save the Children para auxiliar os refugiados.

O ator apoia a causa feminista e no Dia Internacional da Mulher em 2014 foi revelado como um dos assinantes de uma carta da Amnistia Internacional, dirigida ao primeiro-ministro David Cameron, onde se defendiam os direitos das mulheres no Afeganistão.

É também um apoiante da comunidade LGBT e já contribuiu de várias formas na defesa dos seus direitos e foi um dos signatários de uma carta aberta publicada no jornal The Guardian que exigia o perdão de todos os homossexuais acusados de crimes de "indecência" (entre eles Alan Turing, cuja história ajudou a contar no filme The Imitation Game).

Benedict Cumberbatch também apoia instituições que lutam contra o cancro como a Stand Up to Cancer e a Cancer Research UK.


É ainda uma voz ativa pelo fim da guerra na Ucrânia.